As caturras

24-01-2012 20:38

Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Nymphicus
Espécie: N. hollandicus
Origem
Originária da floresta Australiana, estas aves  conheceram uma grande admiração de criadores em todo o mundo.


Existem várias colorações de Caturras. As mais comuns em Portugal são a branca a amarela e a cinzenta, sendo esta última a  original enquanto na vida selvagem, as restantes são mutações.

A explicação para esta popularidade é o facto de a Caturra ser a ave perfeita para criar em gaiola, pequena, não muito dispendiosa e pouco barulhenta,e ainda ter semelhanças físicas com a Cacatua..
A sua crista é também muito semelhante à da Cacatua.

 Para quem  pretende iniciar a criação destas aves convem compra-las ainda jovens e a cridores de confiança de forma a que se habituem a si e à gaiola que comprou para elas.

Muito fáceis de criar, aprendem com muita facilidade a repetir algumas palavras.


Como todas as aves, gosta de tomar banhos de sol logo pela manhã e ao fim da tarde, portanto se lhe puder criar essas condições, vai poder observar a sua felicidade.

É muito importante que estas pequenas aves não apanhem correntes de ar, nem fiquem expostas ao sol directo durante o Verão. Se estiverem num local muito soalheiro, crie uma sombra artificial.

É muito importante ter uma banheira com água, para que  possam tomar o seu  banho diário. No verão deve borrifar as suas penas com um borrifador.

Reprodução
É relativamente fácil fazer criação de Caturras, basta que tenha a gaiola num sítio muito tranquilo, um ninho indicado para estas aves,podemos ainda meter a disposição casaca de ostra e papa de ovo e um casal de caturras que tenha adquirido ainda jovens ou uma colonia que para mim ainda é mais facil de criar. Por norma, são condições suficientes para ter crias.
Normalmente fazem-se 3 posturas por ano.



Alimentação
A alimentação para estas aves é fácil de comprar, visto que existem à venda em quase todas as grandes superficies comerciais.

Tamanho e peso
Altura média em adultas: cerca de 30 cm.
Peso médio em adultas: 90/100 g.